História

Jesúpolis origina-se da festa que senhor Cândido Dias dos Santos e sua esposa que realizavam em sua fazenda para festejar o presépio. Mais tarde esse costume passou a se chamar “Festa do Menino Jesus”. Com o passar dos anos, o festejo passou a ser muito frequentado e sua casa tornou–se pequena para o evento.

O senhor Cândido Dias alimentava o sonho de construir uma Igreja e próxima a ela um povoado. O lugar escolhido foi a atual fazenda do Senhor Orias Estevão da Silva, onde foi erguida uma palhoça e ali foi celebrada a primeira missa. Mas, por divergência de ideias, resolveu-se mudar a mesma para mais próximo da fazenda Pouso Alto, de propriedade do Senhor Cândido Dias e ali foi construída a primeira Igreja da região.

A Igreja de Bom Jesus foi o marco inicial para a fundação da atual Jesúpolis.

A primeira planta da cidade foi desenhada por Simeão Urbano Dias e Geraldo Gueiroba, (agrimensor da cidade de Jaraguá-GO). A planta da cidade abrangia cerca de três alqueires, divididas em 120 lotes e mais tarde essa planta foi ampliada para 22 alqueires pelo Dr. Rabelo Fonseca, onde foram traçadas as ruas, praças e avenidas. Essa planta levou sete anos para ser registrada. O local era de difícil acesso, pois não havia estradas, isso dificultou o seu desenvolvimento, sendo construída assim apenas uma pequena vila de poucas casas.

A expansão desse povoado começou com a vinda dos nordestinos que aqui chegaram e montaram suas casas de comércio.

O topônimo foi o sugerido pelo padre José Milanez e significa cidade de Jesus.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jesúpolis, pela Lei Estadual n.º 9.181, de 14-05-1982, subordinado ao município de São Francisco de Goiás.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Jesúpolis figura no município de São Francisco de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jesúpolis, pela Lei Estadual n.º 11.401, de 16-01-1991, desmembrado de São Francisco de Goiás. Sede no antigo distrito de Jesúpolis (ex-Povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Formação Histórica de Jesúpolis

Todos os anos o Senhor Cândido Dias reunia em sua fazenda inúmeras pessoas para festejar a festa do Presépio que mais tarde veio a se chamar festa do Menino Tesus.

0 senhor Cândido Dias tinha um sonho muito bonito. Sonho este de ver construída aqui uma linda cidade, bem traçada, desenvolvida e progredida. E assim que se iniciou a formação histórica do nosso município.
Primeiro as rezas que ele realizava em sua fazenda no dia de Natal.
Depois dando início à fundação de Jesúpolis, foi celebrada uma missa na fazenda do Senhor Orias Estevão da Silva, em maio de 1966. Anos depois foi construída uma igreja na entrada da cidade dando o marco inicial com rezas e mişsas.

A primeira planta da nossa cidade foi traçada por seu filho Simeão Urbano Dias e Geraldo Gueiroba. Esta planta abrangia cerca de 3 alqueires, alcançando um total de 120 lotes, mais tarde essa planta foi ampliada pa 22 alqueires pelo Dr. Rabelo, onde foram traçadas as ruas, praças e avenidas. Esta planta gastou 7 anos para ser registrada.

A fundação de Jesúpolis teve duração mais ou menos de 20 anos. Sendo de 1.948 à 1.968.
Sua expansão começou com a chegada dos nordestinos que aqui vieram povoar e montar suas casas de comércio.

Os primeiros habitantes de Jesúpolis foram: Otacílio, José Quintino, Chico do Anjo é outros. Logo após vieram os nordestinos Augusto e José Clementino das Neves.

Os primeiros nomes da nossa cidade foram; Rosarinho, Candilândia, houve também a sugestão de Urbânia, mas o nome aprovado mesmo foi Jesúpolis. A escolha do nome Jesúpolis, foi sugerido pelo Padre José Milanez com a erguida do cruzeiro, através de uma pesquisa coma pessoas presentes na missa que gostaram e o aprovaram. Este Padre era um capelão militar fundador da Igreja de Jaraguá.
Infelizmente o Senhor Cândido Dias não pôde ver o seu sonho realizado, pois veio a falecer, mas de lá de onde ele está tenho certeza que ele deve estar orgulhoso e feliz.

Antes de falecer ele passou uma procuração a seu filho Simeão para que ele continuasse o projeto. E ele seguiu em frente e hoje está aí a nossa cidade: traçada, desenvolvida e
progredindo.

Limites do Nosso Município

O nosso Município localiza-se na América do Sul, no Brasil, Estado de Goiás. Jesúpolis limita-se:
• Ao norte: Jaraguá
• Ao sul: Petrolina de Goiás e Santa Rosa de Goiás.
• A oeste: Jaraguá.
• A leste: São Francisco de Goiás.
O nosso Município se divide de São Francisco de Goiás através do rio Lagoinha, de Petrolina de Goiás através do ribeirão Diamante, de Jaraguá através do córrego Cachoeira de Santo Antônio, morro grande e rio dos Patos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jesúpolis